O comércio de Forex em Cabo Verde opera sob um quadro regulatório supervisionado pelo Banco de Cabo Verde, o banco central do país. Os investidores estrangeiros têm o direito de converter para moeda livremente conversível e transferir para o exterior toda a renda de seus investimentos, incluindo lucro operacional líquido, dividendos, royalties e receitas de vendas de ativos, desde que cumpram os requisitos de registro (1).
A taxa de câmbio cabo-verdiana está atrelada ao euro desde 1999 a uma taxa fixa, e o país mantém um sistema de câmbio livre de práticas de múltiplas moedas e restrições para realizar pagamentos de transações internacionais correntes. O investimento estrangeiro deve ser registrado eletronicamente no Banco de Cabo Verde por meio da agência de investimentos no dia seguinte à emissão do certificado (1).
"Having complied with all obligations to which they are subject, foreign investors have the right to convert to any other freely convertible currency and transfer abroad all income from their investment which has been duly registered with Banco de Cabo Verde."
A economia de Cabo Verde demonstrou um desempenho sólido, com estabilidade macroeconômica e financeira mantida com sucesso pelas autoridades. O crescimento econômico atingiu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo, acompanhado por uma inflação baixa de 1,0% e um superávit em conta corrente, refletindo o ambiente regulatório estável do país para operações de câmbio estrangeiro (2).
Source:
https://investmentpolicy.unctad.org/investment-laws/laws/316/cabo-verde-investment-law-
https://www.imf.org/en/Publications/CR/Issues/2025/09/19/Cabo-Verde-Sixth-Review-Under-the-Extended-Credit-Facility-Arrangement-Request-for-570560
Última atualização: 15-10-2025 Aviso legal: Este artigo não fornece aconselhamento jurídico. Se precisar de aconselhamento jurídico, entre em contato diretamente com um advogado.